O que é o FICA


  • APRESENTAÇÃO

 O FICA Festival Internacional de Cultura Alternativa, surgiu de uma necessidade de interação do alternativo com o resto da sociedade, e já foi realizado seis vezes, sendo quatro oficiais (Pirenópolis, Curitiba e agora em 2010 e 2012 Na Flor de Ouro em Alto Paraíso de Goiás).
 O Projeto Flor de Ouro tem o FICA como uma extensão de nosso dia a dia. Essa realidade é cultuada e praticada no espaço constantemente, estamos dando seqüência a um movimento autentico e bonito, juntamente com a associação Ecológica e cultural Flor de Ouro, nossa corrente de parceiros e apoiadores.
 O FICA acontece e com toda energia positiva ira acontecer muitas vezes, passando a ser calendário anual do Espaço Flor de Ouro Vida Natural e Holística, com data já marcada para 2013, 05 a 14 de julho.
http://flordeourovidanatural.blogspot.com.br/
http://ficaflordeouro.blogspot.com.br/.

O FICA – Festival informal de cultura Alternativa, Aconteceram onze vezes, nove em Arembepe na Bahia e dois em São Tomé das Letras, onde deve continuar acontecendo, é um evento igualmente lindo, cultuando o mesmo espírito, com algumas formas de organização e propósito diferentes e complementares, gerando evolução para o evento e para nós todos que participamos do processo do movimento alternativo e seus diversos eventos.

O FICA tem como objetivo principal divulgar o estilo de vida alternativo, que visa a preservação ambiental planetária nas seguintes áreas de atuação:

Arte - música, teatro, cinema, circo, dança, malabares, entre outras.

Alternativas Sustentáveis - permacultura, bioconstrução, eco vilas, plantação, agrofloresta, energias renováveis, reciclagem, comunidades e etnias indígenas...

Economia - Desenvolvimento Sustentável, Economia Solidária, Consumo Consciente, Redes de Trocas, Comercio Justo, micro-empreendimentos, cooperativas, círculos de produção.

Educação - Atuação com as crianças hoje para os alicerces do amanhã: ecologia profunda, conscientização sócio-ambiental, pedagogia.

Espiritualidade - grupos ayahuaqueiros, grupos religiosos, calendário maia, música, banho de rio em água limpa, yoga.

Saúde - medicina natural, terapias alternativas, auto-cura, parto natural, vegetarianismo, alimentação viva, alimentação prânica.

Uma necessidade de clarear uma forma de vida possível, ecológica e sustentável. O FICA é realizado de forma coletiva, por pessoas que vivem no cotidiano suas propostas. O FICA está aberto a participação de idéias e ações de pessoas de todos os países.

Entendemos por alternativo uma opção, uma resposta criativa diferente ao sistema, mais livre, fora do padrão, descentralizada, sustentável e harmônica com o Meio Ambiente.

O FICA pretende ser um modelo dessa convivência pacifica e harmônica entre pessoas de todos os cantos do planeta que comungam ou simpatizam da mesma visão de mundo praticando a teoria da cultura alternativa por meio de oficinas, palestras, vivências e apresentações culturais focando uma visão ecológica espiritualizada.